sexta-feira, agosto 05, 2011


Vestibular...

Bem, estamos numa fase da nossa vida onde tudo muda. É quando você percebe que está crescendo e amadurecendo mais. Tivemos nosso tempo de brincar, ter novos amigos, o ensino fundamental, o ensino médio, curtição, badalação, e agora estamos nos preparando para a maior fase da nossa vida: o vestibular.

E sei que muitos adolescentes sofrem uma pressão dos pais sobre isso. Não pedem outra coisa a não ser que você passe na federal, estadual, etc. E a pressão é tanta, que você acaba sofrendo depois e é por aí que começa a dar tudo errado. Sinceramente, acho errado isso dos pais nessa questão. Porque além de nos apoiar, ficam colocando mais pressão ainda, como se a gente não fosse passar, e a gente acaba achando que eles vão nos amar menos se não passarmos. Nós, filhos, sabemos que os pais só querem o nosso bem, mas as vezes isso é tão exagerado que eles não percebem o quanto isso nos deixam mal. Sabemos muito bem que o vestibular não é fácil, e estamos ralando pra isso. Tem coisa melhor do que saber que nós passamos em uma faculdade boa, e valorizamos todo o dinheiro que nossos pais gastaram com a gente no colegial? É, realmente isso é bom. Ainda mais que tem pais que prometem que se o filho passar, eles dão um carro ou até uma viagem. Isso é bem legal!

Mas os pais deveriam incentivar mais, ajudar nos estudos, conversar sobre isso e tudo mais. Acho que facilitaria um pouco pra nós, saber que existiu um apoio dos pais e você conseguiu passar por causa deles e não porque te obrigaram a fazer isso. E a pressão seria menor. Às vezes, devemos ter voz também e nunca escutarmos calado. Porque aí eles vão saber menos ainda o que de fato estamos sentindo. Eu sempre tive mente aberta com os meus pais. Sempre conversei com eles sobre o que eu queria fazer na vida. Meu pai meio que concorda que eu faça Odontologia, porque ele preferia que eu fizesse alguma Engenharia. Mas sou péssima em exatas, e mesmo tentando, saberia que iria me dar mal. Então sente com eles e converse sério, explicando que isso é um momento só seu, porque é você que vai estar fazendo a prova, e não eles. Mas converse com tranquilidade, pra não acabar gerando uma discussão depois. Se você não passar, diga que pelo menos você tentou. Eles tem que pensar que existem concorrentes que estavam mais preparados (nunca melhores do que você, entendeu?) do que você e por mais que você tenha se esforçado, você tentou. E você pode fazer outro vestibular depois. Só não desista. Corra atrás dos seus objetivos, e faça aquilo que você mais gosta e quer. Conheço alguns pais que são tão rígidos nesse assunto, que eles próprios que escolhem o curso que o filho vai fazer. E o filho tem que obedecer. Isso é simplesmente horrível, porque eles vão fazer com que você faça um curso que você não gosta por puro capricho deles, pra seguir uma ''tradição'' de família. Então, se você ainda tem dúvidas do que fazer, faça sempre um teste vocacional (existem sites que faz esse teste online) e isso vai te ajudar bastante. Pesquise bem sobre o curso que você vai fazer, mercado de trabalho e tudo mais. E se for fazer em uma faculdade particular, pesquise bem sobre essa faculdade também, se ela possui todos os materiais do curso de preferência e pergunte a pessoas que estudam lá, ou que conhecem alguém que estuda lá, pra saber mais um pouco sobre a faculdade. Nunca desistam!



Beijo, beijo. :*
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Quem sou eu

Minha foto
Uma mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os braços, mas aquela cuja inteira aparência é de tal beleza que não deixa possibilidades para admirar as partes isoladas.